Junte-se a nós!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fórum "ETC 2011!!!" O primeiro fórum sobre a Educação, Tecnologia e Cultura na Guiné-Bissau!!!


No dia 15 de Junho de 2011,  o ROTARACT CLUB DE BISSAU realizou, das 18:30 às 22:00, no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense, a primeira edição do ETC - um fórum sobre Educação, Tecnologia e Cultura.

Inspirado pelo TED – Technology, Entertainment & Design - este fórum constitui uma das actividades levadas a cabo pelo Club com o intuito de iniciar uma profunda reflexão em toda a sociedade guineense sobre a importância da liderança para a transformação de uma nação.

Com a realização do ETC 2011, o Rotaract Club de Bissau pretendeu inspirar mais e melhores atitudes de liderança na Guiné-Bissau.  A seguir à projecção de cinco emocionantes e inspiradores palestras virtuais do TED, realizou-se uma sessão de debate sobre o estado da liderança no nosso país e o papel que os jovens têm a desempenhar no futuro. 

O ETC 2011 contou com a participação especial de Binhan Quimon e do Grupo Cultural Netos de Bandim, que animaram o  evento e demonstraram o valor da nossa cultura e o talento dos nossos artistas, que merecem ser apoiados na realização dos seus projectos.

Destaca-se também a participação de vários Rotarianos, de pais, amigos e familiares dos membros do Rotaract Club de Bissau,  de cidadãos estrangeiros (brasileiros e espanhóis), de guineenses que estudaram no estrangeiro e regressaram para trabalhar pelo país. O maior destaque, porém, vai para os estudantes que, apesar das dificuldades, não desistem dos seus objectivos. Muitos deles chegaram antes da hora marcada para garantir o seu lugar no auditório, demonstrando um elevado interesse na actividade. 
Os participantes foram capazes de compreender a mensagem passada pelas palestras exibidas e de fazer uma conexão das realidades apresentadas com o contexto da Guiné-Bissau. Falou-se da necessidade de gerar mudanças positivas através de açcões concretas para a desenvolvimento do país, cada cidadão fazendo a sua parte com profissionalismo e ética.

Para a próxima edição do ETC, o Rotaract Club de Bissau promete:
  • Que algumas palestras sejam baseadas em factos e experiências nacionais;
  • Que o debate seja moderado de forma a gerar um engajamento colectivo daqueles que estiverem presentes, em prol da realização de um objectivo previamente traçado;
  • Que hajam mais professores, empresários e alunos presentes;
  • Que seja garantida a presença dos meios de comunicação social de modo a poder dar a cobertura ao evento
O ETC 2011 pode ser considerado um sucesso pois os principais objectivos foram atingidos. Houve muita participação dos que estavam presentes, ao expressarem as suas opiniões, preocupações e soluções para a questão da liderença no nosso país. 

O Rotaract Club de Bissau agradece à MTN e à Eguitel Comunicações pela confiança e pelo apoio moral, logístico e financeiro. Á Voz di Paz pelo apoio dado através da filmagem do evento e à Ku Si Mon Editora pelos livros cedidos para venda ao público.

Auditório do Centro Cultural Franco Bissau Guineense estava quase cheio de jovens estudantes, profissionais e adultos

O presidente do Rotary Club de Bissau 2010/2011 Nelson Medina em uso da palavra

Jovem estudante em uso da palavra

O renomado grupo cultural "Netos de Bandim" animando o evento

A companheira Fátima Silá do Rotary Club de Bissau em uso da palavra

Sócios do Rotaract Club de Bissau todos felizes, satisfeitos e orgulhos com a sensação do dever cumprido 


j





0 comentários:

Enviar um comentário