Junte-se a nós!

Quem somos?

Os sócios do Rotaract Club de Bissau são jovens estudantes e profissionais formados em diversas áreas de conhecimento, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. 

As reuniões do clube acontecem semanalmente, no restaurante Papaloca (Benfica), das 19:30 às 20:30 horas. 

A missão do Rotaract Club de Bissau é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus sócios através do trabalho voluntário, prestação de serviços comunitários e formação de laços duradouros de amizades. Desta forma, acreditamos que também estamos a contribuir para o desenvolvimento nacional e para a paz e compreensão mundial.

O Rotaract Club de Bissau é uma organização não governamental de voluntários, sem fins lucrativos, não religiosa e apartidária. Todos os jovens que estejam na faixa etária de 18 a 30 anos, se identifiquem com o perfil dos Rotaractianos e com os objetivos do Rotaract podem fazer parte. 

A nossa história
O Rotaract Club de Bissau foi formado a partir de uma vontade de contribuir para a geração de melhorias na sociedade guineense, sobretudo para a camada juvenil. Esta é uma iniciativa de jovens guineenses que identificam os problemas que os rodeiam e ousam fazer algo para os resolver ou contribuir para a sua resolução.

 A primeira reunião do club contou com a presença de três jovens e foi realizada através da Internet, pois um a se encontrava no Brasil, outra em Portugal e outro na Guiné-Bissau. A segunda reunião do Rotaract Club de Bissau ocorreu em Bissau, no dia 07 de Dezembro de 2011, e contou com a presença de 12 jovens.

Das reuniões do Rotaract Club de Bissau surgem idéias e soluções. Há companheirismo e diversão. São jovens que reconhecem em sí mesmos e nos companheiros o potencial de fazer coisas positivas pela comunidade guineense. São cidadãos responsáveis e conscientes, dispostos a doar o seu tempo, talento, experiência e conhecimento em prol de uma sociedade melhor para todos.

O Rotaract Club é uma organização internacional de jovens com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. Atualmente o Rotaract Club soma 7 628 clubes, distribuídos em 162 países, somando cerca de 198 mil sócios num movimento que é o segundo maior do mundo no seu perfil de atuação, ficando atrás apenas do escotismo.

Surgimento do Rotaract Club 
Surgido da expressão Rotary in Action(Rotary Em Ação), foi criado em 1968 nos Estados Unidos pelo Rotary International, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, também direcionado as novas gerações, chamado Interact. O Rotaract Club se tornou um dos maiores programas de desenvolvimento de liderança jovem no mundo. 

Definição e histórico do programa Rotaract
Organização Mundial fundada pelo Rotary International em 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos. Seu nome surgiu da expressão "Rotary in Action" (Rotary em ação) e seu lema: "Companheirismo através do serviço" expressa bem o equilíbrio de nossas atitudes.

Com o objetivo de desenvolver a liderança, o trabalho de equipe e as relações internacionais, o Rotaract reúne jovens profissionais e estudantes que acreditam poder fazer a diferença, interagindo e transformando a sociedade. Seu trabalho na comunidade é fundamental, diminuindo problemas sociais e elaborando projetos vencedores (alfabetização, planejamento familiar, fluoretação, etc.) diretamente com a comunidade ou em parceria com empresas.

Muito animado, formado por pessoas interessadas e ocupadas, o Rotaract realiza todas suas ações balanceando o trabalho com muita amizade e divertimento.

Rotaract no mundo
O Rotaract está presente em quase todo o mundo. Pela última estatística, são 142 692 rotaractianos, organizados em 6 204 Rotaracts diferentes, espalhados em 146 países. O Brasil é o segundo país no mundo que concentra o maior número de rotaractianos em seu território (está somente atrás da Índia). Tem, aproximadamente, 8 000 rotaractianos, organizados em 610 núcleos por todo o Brasil.

Sendo uma organização mundial que mantém os mesmos objetivos e procedimentos no mundo todo, o Rotaract é um grande exemplo de globalização, pois desde a sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando necessidades e cultura locais.

Suas conferências mundiais reúnem povos de todo o mundo em momentos especiais de discussão e de imensa confraternização.