A Palestra intitulada “Jovem Prevenido, Jovem de Futuro”foi realizada pelo Rotaract Club de Bissau no Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau, no dia 26 de Fevereiro de 2011, das 15 às 19:30 horas.
A programação da palestra foi planeada para propiciar a participação dos jovens convidados e a sua interação com os oradores. Os temas abordados foram a Saúde Sexual e Reprodutiva e as Doenças Sexualmente Transmissíveis.
A palestra “Jovem Prevenido, Jovem de Futuro” contou com a participação de 105 jovens de diferentes Instituições de Ensino de Bissau, 3 membros do Rotary Club de Bissau, 1 membro da MTN e vários jornalistas. Destacou-se a presença do Dr. Alfredo Alves, que esclareceu várias dúvidas dos jovens participantes e contribuiu para a criação de uma atmosfera descontraída e animada.
Foi muito satisfatória a intensiva participação dos convidados, que surpreenderam os organizadores por terem chegado na hora marcada, permitindo que o evento começasse sem atrasos. Houve participação do início ao fim da palestra, em que foi oferecido um lanche de confraternização entre os organizadores e os convidados. A cada jovem foi entregue uma cartilha informativa com informações básicas sobre os assuntos abordados na palestra. Foram distribuidos cerca de 1440 preservativos, encorajando os jovens a levarem algumas para oferecer aos colegas que não puderam participar do evento.
A repercursão do evento pode ser considerada muito positiva, uma vez que os próprios participantes elogiaram a performance dos membros do Rotaract Club de Bissau e louvaram a iniciativa, encorajando o Clube a realizar mais eventos desse género para a juventude.
Na mídia, a palestra “Jovem Prevenido, Jovem de Futuro” foi noticiada no telejornal da TGB e no jornal Nô Pintcha. As fotos do evento comprovam o ambiente alegre e juvenil em que se realizou este evento.
Na nossa autoavaliação, destacamos que, para futuros eventos, seria interessante introduzir novas formas de interacção com o público, como por exemplo, um quiz no final da palestra ou até de inserção de perguntas no decorrer da mesma, a fim de proporcionar um ambiente ainda mais descontraído e testar in loco os conhecimentos dos participantes em relação ao tema abordado.
Determinamos também que, sempre que for possível, implementaremos de um estudo de opinião (onde os participantes categorizam o evento como “excelente”, “bom”, “médio”, etc.) não só para fins orientativos, mas também estatísticos e de arquivo do Rotaract Club Bissau.
O dinamismo e participação demonstrados na palestra devem ser mantidos e maximizados para futuros eventos, tal como a abordagem descontraída do conteúdo, sem esquecer, no entanto, o papel conscientizador dos palestrantes e organizadores do evento em geral.
Mais alguns pontos positivos que foram ressaltados durante a autoavaliação do evento pelos Rotaractianos:
· A recepção e o acompanhamento do público ao auditório;
· A entrega de brindes (camisolas e bonés) cedidos por um dos patrocinadores (MTN);
· A apresentação descontraída do conteúdo da palestra;
· A participação enérgica do público;
· A confraternização durante o lanche.
O Rotaract Club de Bissau agradece muito a contribuição da Fundação MTN, do Centro Cultural Brasil Guiné-Bissau, da MaSa Segurança, da Eguitel Comunicações, da Embaixada da África do Sul em Bissau e do Sr. Braima Camará para que este evento pudesse ser realizado.
Esperamos que, no futuro, possamos ser novamente parceiros na formação de uma nova geração de guineenses como cidadãos responsáveis, conscientes e preparados para enfrentar e vencer os desafios do futuro.
Janísio Saieg (Secretário do Rotaract Club de Bissau) no momento do credenciamento. |
Domingos Nhama Costa (Vice-Presidente), os Secretários Safiatu Sila e Janísio Saieg e um jovem estudante assinando o formulário de credenciamento. |
Safiatu Sila e Janísio Saieg respondendo a perguntas de um dos participantes |
A simpatia é uma marca registrada do nosso clube! |
Abasse Embaló e Domingos Costa tomando providências para que tudo corresse bem. |
Mailson Embaló, Anita Dahaba (Comissão de Serviços à Comunidade) e Safiatu Sila, durante a organização. |
Abasse Embaló, Edson Pimentel, Watna Almeida e Beloca Nhaga na entrada do auditório, preparados para distribuir os brindes oferecidos pela MTN e dar as boas-vindas aos nossos convidados. |
Todos os convidados puderam escolher ente bonés, mochilas ou camisolas da MTN |
Ter a sala cheia foi um motivo de grande satisfação para todos os Rotaractianos. |
Tudo a postos para o início da palestra. |
Maika Monteiro e Aissatu Sila, os dois oradores do evento. |
Ao fundo, Juelma Nazareth e Diaraye Diallo durante a apresentação de Maika Monteiro. |
0 comentários:
Enviar um comentário